A importância da manutenção do ar-condicionado

Conheça a importância da manutenção do ar condicionado e como ela é realizada.

O ar-condicionado está diretamente relacionado à sua saúde, bem-estar e seu desempenho profissional. Dessa forma, mesmo quando se trata de um equipamento residencial, a manutenção preventiva é essencial para que o funcionamento não seja interrompido. Entretanto, esse não é o único fator a ser levado em consideração: uma boa manutenção preventiva tem capacidade de preservar o bom funcionamento do aparelho, evitando que um pequeno problema comprometa a durabilidade e a eficiência do ar-condicionado. Além disso, problemas como: má refrigeração, aumento do nível de ruído, água pingando e mau cheiro podem ser prevenidos facilmente com a manutenção correta.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva do ar-condicionado consiste em uma verificação completa acerca do funcionamento do aparelho, da parte elétrica, da conservação das peças e a limpeza dos itens como o filtro de ar, ventilador, mangueira de drenagem e serpentina. Além disso, são feitas diversas revisões dos componentes mecânicos e elétricos como: revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor; revisão do sensor de temperatura; verificação do fluido refrigerante; verificação do isolamento da tubulação; ajuste da hélice e motor e verificação dos capacitores.

Como é feita a manutenção corretiva?

A manutenção corretiva do ar-condicionado é aquela realizada após o acontecimento de alguma falha de funcionamento ou pane no aparelho. Este tipo de reparo, porém, só deve ser feito mediante uma avaliação criteriosa para que seja identificado exatamente qual é o problema que está afetando o aparelho. O principal objetivo dessa manutenção é analisar tecnicamente quais foram as causas que contribuíram para a falha do equipamento. Diversos fatores podem levar à pane do ar-condicionado, como: desgaste dos componentes, acúmulo de sujeira, má instalação
e falta de manutenção preventiva.