Unidade Térmica Britânica, ou BTU, é uma unidade de medida potência de refrigeração de um ar-condicionado. Dessa forma, quanto maior os BTU’s do equipamento, maior será o espaço capaz de refrigerar. Tecnicamente falando, 1 BTU é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em 1 F° sob pressão constante de 1 atm.
Quais fatores interferem na capacidade do aparelho?
Para calcular a quantidade de BTU’s é necessário pensar em vários fatores que geralmente passam despercebidos pela grande maioria das pessoas, como: a região onde o aparelho será instalado, o tamanho e a insolação do ambiente, a quantidade de pessoas e os equipamentos eletrônicos no local.
Região
A região em que se vive é muito importante para a definição da carga térmica. O Brasil como um país tropical tem suas peculiaridades em relação ao clima e, em cidades onde o calor é mais intenso, a capacidade do aparelho precisa ser maior para ser capaz de refrigerar o local e garantir o conforto das pessoas.
Tamanho e insolação do ambiente
O tamanho do ambiente também precisa ser levado em consideração para o BTU e para a quantidade de máquinas necessária, uma vez que um ambiente maior necessita de máquinas com maior capacidade. Da mesma forma, a presença de janelas facilita a exposição à luz solar, o que torna o ambiente mais quente e demanda mais da capacidade do ar-condicionado.
Número de pessoas
O número de pessoas influencia diretamente na capacidade do aparelho. Você já deve ter notado que ao entrar em um ambiente onde há muita gente a tendência é de que esteja mais quente, certo? Isso ocorre devido ao calor gerado pelo próprio ser humano. Dessa forma, quanto maior o fluxo de pessoas, maior deverá ser a potência do ar-condicionado para suprir a demanda.
Equipamentos
Ambientes com equipamentos eletrônicos, como secadores de cabelo e fornos elétricos, por exemplo, também necessitam de cuidados na hora de dimensionar a capacidade. Estes aparelhos elevam a temperatura do cômodo onde estão em operação porque também produzem calor. Assim, em locais com a presença desses dispositivos, também recomenda-se estudar a instalação de um aparelho de arcondicionado com maior potência. Todos estes pontos precisam ser levados em consideração na hora de dimensionar a quantidade de BTUs necessária para cada ambiente.
Como calcular a potência do ar-condicionado?
Uma conta básica que pode ser feita para uso doméstico é calcular 800 btus por metro quadrado. Nesse caso, um ambiente de 20 metros quadrados demanda, em média, um aparelho de 12.000 a 18.000 btus. Entretanto, isso é apenas uma estimativa, sendo necessário levar em consideração todos os pontos que mencionamos anteriormente para dimensionar a potência correta.
É importante lembrar que o ideal é sempre consultar uma empresa especializada em venda de ar-condicionado para avaliar cada ambiente. Além disso, em casos específicos, como uso comercial, industrial ou hospitalar, é necessário uma visita técnica e cálculos mais profundos, a fim de garantir todas as normas técnicas e de saúde para manter a temperatura ideal em cada estabelecimento.